Você está em: Home > Blog > O Cardápio que conta a história do Brasil usado por Dom Pedro II
Quando observamos uma Capa para Cardápio, destacamos o design, a textura, e a durabilidade do material. No ano de 1889, um pergaminho clássico escrito a tinta com descrições na língua francesa, compunha uma das mesas mais históricas, determinantes para a cultura gastronômica brasileira.
Conheça um pouco sobre um dos banquetes mais importantes da dinastia do nosso país, e como Dom Pedro II mantinha uma relação de paixão incondicional por cardápios. E também destacaremos como um país europeu, serviu como modelo e inspiração para o desenvolvimento dos menus da época.
O Cardápio inaugural dos banquetes do Imperador
Com duração de 3 dias, servidos para uma vasta multidão de convidados, e sendo coordenado por ninguém menos que Dom Pedro II, que não gostava de participar das celebrações, mas era fascinado pela organização. A dinastia gastronômica do Brasil iniciava-se os memoráveis banquetes do imperador. Os cardápios para restaurantes que hoje conhecemos, não teriam vida se não fosse este fato histórico. Este jantar marcou os últimos respiros do imperialismo brasileiro, que migrou as suas estruturas para um modelo de Republica.
Dom Pedro II tinha um hobby de paixão por Cardápios
A história do cardápio passa por diversas versões históricas, e casos muito curiosos. Dentre eles se destaca um hobby bem original cultivado pelo imperador do Brasil da época. Dom Pedro II costumava colecionar os Cardápios de cada banquete na qual participava. Sua coleção segundo dados, chegavam a dados impressionantes com muitas cópias de menus históricos. Não é possível ser taxativo quanto a números, mais as informações mais recentes chegam a um compilado impressionante.
Outra personalidade influente da época, gostava de recolher e guardar Cardapios para constituir os seus colecionáveis. O poeta Olavo Bilac, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, e um dos percussores da arte da escrita do Brasil, abrigava em sua coletânea mais de 100 variantes.
A influência quase que vital do pais mais charmoso da Europa
Existem 2 versões para a criação do Cardápio, e posterior a elas, a França desenvolveu um termo muito usado no mundo gastronômico “Menu”. E na lista utilizada na época do banquete do imperador, continha descrições em francês de pratos servidos na ocasião, e todo o design era inspirado em traços europeus, pois na época, a referência na montagem estrutural dos jantares vinha do padrão francês, e como bom anfitrião, Dom Pedro II moldou seus banquetes neste estilo.
A Lumi vem fazendo história no Brasil com uma linha de capa para cardápios, que oferece personalização, durabilidade e praticidade. Venha conferir! Entre em contato!
VEJA TAMBÉM